O cartão Cidadão é um documento muito importante para o trabalhador da iniciativa privada segurado pela Previdência Social. Através dele, o trabalhador pode sacar diversos benefícios, como Fundo de Garantia e Abono Salarial. Mas caso seja necessário, você pode emitir a 2ª Via Cartão Cidadão para receber o seu benefício tranquilamente.
✅ Veja também: Cartão do Idoso.
Conteúdo do Artigo
O que é?
O Cartão Cidadão foi criado pelo governo federal, para que as pessoas que possuam benefícios sociais e trabalhista e não tenham uma conta na Caixa Econômica Federal, possa usá-lo para efetuar saques dos benefícios.
Esse cartão é emitido exclusivamente pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso dos cidadãos aos benefícios do FGTS, PIS, Bolsa Família, seguro-desemprego e abono salarial.
Aqueles que já possuem um Cartão do Bolsa Família não precisam realizar a emissão do Cartão Cidadão, o próprio cartão do programa de bolsas para famílias com baixa renda pode ser usado para realizar os saques.
O Cartão Cidadão surgiu para substituir o antigo Cartão do Trabalhador. Ele foi criado como uma forma de unificar as contas funcionais estabelecida por lei de direito dos cidadãos.
Como Solicitar a Segunda Via do Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão é disponível para que as pessoas realizem sua solicitação em qualquer canal de pagamento que seja autorizado pela Caixa Econômica Federal.
O cartão pode ser solicitado por pessoa que possuam algum benefício trabalhista ou social como FGTS, abono salarial, seguro-desemprego, Bolsa Família e PIS.
- Caso você se enquadre nos requisitos para poder solicitar o cartão, primeiramente você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento Caixa ao Cidadão pelo telefone no número 0700-726-0207;
- A solicitação também poderá ser realizada apenas entrando em contato com alguma Agência Caixa que esteja mais perto de você. Após o contato, você irá cadastrar sua senha do cartão, mediante identificação do titular, com foto.
Documentos Necessários
Os documentos permitidos para dar continuidade no processo são:
- Carteira de identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação (pode ser usado o modelo digital);
- CTPS- modelo informatizado;
- Carteira profissional (OAB, CRM e etc);
O Passaporte, a Carteira de Identidade de Estrangeiros, Carteira Funcional e a Identidade Militar também podem ser usados para a identificação do titular diante da Caixa Econômica Federal.
É importante que para ter acesso ao cartão, o cidadão tenha seu endereço e telefone atualizados.
Cartão Roubado, Quebrado ou Perdido
Caso o cidadão tenha seu cartão roubado, quebrado ou perdido, uma segunda via do mesmo poderá ser adquirida da seguinte forma:
- entrar em contato com a central de atendimento, ou com alguma agência Caixa Econômica Federal;
- é importante lembrar que o cidadão deve estar munido com o número de seu PIS ou PASEP, e documentos pessoais;
- informar o motivo da solicitação da segunda via do cartão;
- caso o motivo da solicitação for roubo ou perda, a agência irá fazer o bloqueio imediato do cartão, e fará a solicitação de um novo.
Como Receber Benefícios pelo Cartão Cidadão?
Para as pessoas que já possuam uma conta Poupança ou Corrente na Caixa Econômica Federal, o benefício poderá ser depositado diretamente na sua conta, não necessitando realizar a solicitação do Cartão Cidadão.
Para realizar consultas referentes a saldos e extratos do FGTS, rendimentos do PIS, abono salarial e seguro-desemprego, basta acessar o site oficial da Caixa, ou baixar seu aplicativo.
A senha do cartão feita em uma agência caixa não exige que seja utilizado o próprio Cartão Cidadão, portanto basta utilizar apenas um documento oficial com foto comprovando que é o titular do cartão.