2ª Via Cartão Cidadão: Como Solicitar, Documentos Necessários

O cartão Cidadão é um documento muito importante para o trabalhador da iniciativa privada segurado pela Previdência Social. Através dele, o trabalhador pode sacar diversos benefícios, como Fundo de Garantia e Abono Salarial. Mas caso seja necessário, você pode emitir a 2ª Via Cartão Cidadão para receber o seu benefício tranquilamente.

2ª Via Cartão Cidadão
2ª Via Cartão Cidadão

Veja também: Cartão do Idoso.

O que é?

O Cartão Cidadão foi criado pelo governo federal, para que as pessoas que possuam benefícios sociais e trabalhista e não tenham uma conta na Caixa Econômica Federal, possa usá-lo para efetuar saques dos benefícios.

Esse cartão é emitido exclusivamente pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso dos cidadãos aos benefícios do FGTS, PIS, Bolsa Família, seguro-desemprego e abono salarial.

Aqueles que já possuem um Cartão do Bolsa Família não precisam realizar a emissão do Cartão Cidadão, o próprio cartão do programa de bolsas para famílias com baixa renda pode ser usado para realizar os saques.

O Cartão Cidadão surgiu para substituir o antigo Cartão do Trabalhador. Ele foi criado como uma forma de unificar as contas funcionais estabelecida por lei de direito dos cidadãos.

Como Solicitar a Segunda Via do Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é disponível para que as pessoas realizem sua solicitação em qualquer canal de pagamento que seja autorizado pela Caixa Econômica Federal.

O cartão pode ser solicitado por pessoa que possuam algum benefício trabalhista ou social como FGTS, abono salarial, seguro-desemprego, Bolsa Família e PIS.

  • Caso você se enquadre nos requisitos para poder solicitar o cartão, primeiramente você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento Caixa ao Cidadão pelo telefone no número 0700-726-0207;
  • A solicitação também poderá ser realizada apenas entrando em contato com alguma Agência Caixa que esteja mais perto de você. Após o contato, você irá cadastrar sua senha do cartão, mediante identificação do titular, com foto.
Como Solicitar a Segunda Via do Cartão Cidadão
Como Solicitar a Segunda Via do Cartão Cidadão

Documentos Necessários

Os documentos permitidos para dar continuidade no processo são:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação (pode ser usado o modelo digital);
  • CTPS- modelo informatizado;
  • Carteira profissional (OAB, CRM e etc);

O Passaporte, a Carteira de Identidade de Estrangeiros, Carteira Funcional e a Identidade Militar também podem ser usados para a identificação do titular diante da Caixa Econômica Federal.

É importante que para ter acesso ao cartão, o cidadão tenha seu endereço e telefone atualizados.

Cartão Roubado, Quebrado ou Perdido

Caso o cidadão tenha seu cartão roubado, quebrado ou perdido, uma segunda via do mesmo poderá ser adquirida da seguinte forma:

  • entrar em contato com a central de atendimento, ou com alguma agência Caixa Econômica Federal;
  • é importante lembrar que o cidadão deve estar munido com o número de seu PIS ou PASEP, e documentos pessoais;
  • informar o motivo da solicitação da segunda via do cartão;
  • caso o motivo da solicitação for roubo ou perda, a agência irá fazer o bloqueio imediato do cartão, e fará a solicitação de um novo.

Como Receber Benefícios pelo Cartão Cidadão?

Para as pessoas que já possuam uma conta Poupança ou Corrente na Caixa Econômica Federal, o benefício poderá ser depositado diretamente na sua conta, não necessitando realizar a solicitação do Cartão Cidadão.

Para realizar consultas referentes a saldos e extratos do FGTS, rendimentos do PIS, abono salarial e seguro-desemprego, basta acessar o site oficial da Caixa, ou baixar seu aplicativo.

A senha do cartão feita em uma agência caixa não exige que seja utilizado o próprio Cartão Cidadão, portanto basta utilizar apenas um documento oficial com foto comprovando que é o titular do cartão.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *