Cartão do Idoso – Carteirinha do Idoso

Embora para muitas pessoas a terceira idade seja a pior fase da vida, para o pessoal da terceira idade isso não é uma verdade, eles querem é curtir a vida, continuar sendo independentes. Nesse sentido entra o Cartão do Idoso, benefício do Governo Federal para quase todos os idosos acima dos 60 anos. Ou seja, se você possui mais de 60 anos, já é possível solicitar o seu cartão do idoso e ter diversos benefícios.

Cartão do Idoso
Cartão do Idoso

Veja também: CNH Popular Cadastro Cartão SUS Data de Emissão do RG 2021 Passe Livre Estudantil 2021.

Como Fazer o Cartão do Idoso

Agora que você sabe o que é o Cartão do Idoso, está na hora de entender como fazer a solicitação do mesmo.

Porém, é importante ficar atento a possíveis mudanças na forma de efetuar a solicitação. Até porque, o programa é Federal, porém, os serviços são feitos pelo município. Dessa forma, é comum que a solicitação não seja feita de forma padronizada.

Para quem deseja solicitar o Cartão Idoso, basta ir presencialmente até um dos locais abaixo:

  • Prefeitura Municipal;
  • Unidades do Centro de Referência da Assistência Social;
  • Rodoviária.

Lembre-se, o cadastramento pode ser feito em um dos 3 lugares, isso vai depender do seu município. Entretanto, certifique-se de ter os seguintes documentos em mãos para fazer o seu cadastro e consequentemente solicitar a Carteirinha do Idoso:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Foto 3×4;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — caso tenha.

Quem tem Direito

Não dá para fugir, todos os benefícios e programas do governo exigem requisitos para serem seguidos, o Cartão do Idoso não é diferente.

Com a finalidade de fazer o seu cartão, primeiro é importante se certificar se está dentro dos 3 requisitos abaixo:

  1. Ter no mínimo 60 anos no dia que solicitar o cartão;
  2. Receber até 2 salários mínimos;
  3. Ter no mínimo 65 anos para quem deseja utilizar os transportes públicos de graça ou com 50% de desconto em viagens interestaduais.
Quem tem Direito
Quem tem Direito

Além disso, é importante lembrar que o cartão deve ser renovado a cada 5 anos. Sendo assim, caso passe o prazo e você não renovou o mesmo, ele será automaticamente cancelado.

Como Renovar o Cartão do Idoso – Onde Tirar

Como foi citado anteriormente, para quem deseja tirar o Cartão do Idoso, basta ir em um dos postos informados acima, são eles:

  • Prefeitura Municipal;
  • Unidades do Centro de Referência da Assistência Social;
  • Rodoviária.

Já para quem deseja renovar a carteirinha, os locais são os mesmos, e a documentação também é padrão. Portanto, após quase 5 anos utilizando o cartão, vá até um dos locais acima, com as documentações informadas anteriormente e renove o seu cartão.

Cartão do Idoso Agendamento

Atualmente, não é necessário efetuar o agendamento, basta ir até o local e solicitar o seu cartão ou a renovação do mesmo.

No entanto, para quem não quer passar por possíveis perrengues, entrar em contato pelo site da prefeitura ou ir presencialmente a mesma, é fundamental para tirar possíveis dúvidas e se certificar de onde é feito a solicitação do Cartão do Idoso, quais os documentos e como fazer o agendamento, caso necessário.

Compartilhe seu amor ❤

Deixar uma resposta