O Cartão Cidadão foi criado pelo governo federal com o intuito de facilitar o acesso de pessoas que possuem benefícios sociais e trabalhistas e não tenham uma conta na Caixa Econômica Federal. O Cartão é emitido pela Caixa, e facilita o saque de benefícios de trabalhadores como o FGTS, PIS, Bolsa Família, seguro-desemprego e abono salarial. Ele foi criado para substituir o Cartão do Trabalhador.
Veja também: Vale GÁS 2024 ✔ Feirão da Caixa ✔ Cartão do Idoso.
Conteúdo do Artigo
Como Fazer Cartão Cidadão
Para realizar a solicitação do Cartão Cidadão há duas maneiras, ou o cidadão pode ir até uma agência da Caixa e fazer a solicitação do pedido e receber sua senha referente ao processo, ou esse pedido pode ser realizado pelo telefone.
Para realizar o pedido por telefone basta ligar no número 0800-726-0207, no qual uma atendente virtual irá atender e passar o procedimento necessário a ser realizado para a solicitação do cartão.
É importante lembrar que para a realização do cadastro, o cidadão necessariamente precisa estar munido do seu PIS, caso contrário não terá como dar continuidade no processo.
Como Emitir
Primeiramente, é importante lembrar que a pessoa que deseja fazer seu Cartão Cidadão esteja cadastrada no PIS/PASEP, e possua o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número de Inscrição do Trabalhador (NIT);
E por fim, é necessário que a pessoa tenha seus dados cadastrais e o endereço atualizados e válidos na Caixa Econômica Federal.
Documentos Necessários
Os documentos necessários para cadastro no banco são
- RG ou CNH;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de endereço, podendo ser uma conta de água, luz, telefone fixo ou IPTU.
Pessoas que já possuam algum cartão de transferência de renda, como o Bolsa Família não precisaram emitir o cartão, elas podem utilizar o próprio do programa.
Como Desbloquear
Para realizar o desbloqueio do Cartão Cidadão basta seguir os seguintes passos:
- ligar para o telefone 0800-726-0207 para conversar com o atendimento da Caixa;
- escolher a opção “Desbloqueio do Cartão Cidadão”;
- nessa parte do procedimento, o atendente irá fazer algumas perguntas para comprovar que realmente o próprio dono do cartão que está fazendo essa operação;
- depois do atendente confirmar os dados, o cartão será desbloqueado e estará pronto para ser utilizado novamente.
Consulta Cartão Cidadão
Para realizar a consulta do saldo do Cartão Cidadão basta seguir os seguintes passos:
- acessar o site do Cartão Cidadão na Caixa Econômica Federal;
- informar seu CPF ou PIS;
- fazer a comprovação de que você não é um robô, selecionando as imagens pedidas;
- na próxima parte você irá ser encaminhado para “Cadastramento de senha internet”;
- clicar em “Aceito”;
- confirmar em “Permissão para envio de e-mail”, provando que não é um robô;
- verificar seus e-mails;
- após essa etapa você será encaminhado para o site novamente;
- criar uma senha em “cadastramento sua senha Internet” e confirmar;
- informar seu CPF ou PIS e a senha cadastrada;
- acessar o menu e verificar o saldo.
Segunda Via
Para realizar a solicitação da segunda via de seu Cartão Cidadão basta ligar novamente no número 0800-726-0207, e para fazer a validação do pedido você irá precisar do número de seu PIS/PASEP e seus dados pessoais.
Recuperar Senha do Cartão Cidadão
Para realizar a solicitação de uma nova senha basta seguir os seguintes passos:
- entrar em contato no número 08000-726-0207;
- no menu, clicar em “Cartão e senha”;
- escolher se deseja receber as informações usando o PIS ou CPF;
- clicar em ” Solicitar nova senha”;
- ir a uma casa lotérica com o cartão e um documento de identificação após duas horas do procedimento.