A CNH Social 2024 é um programa social criado no estado do Espírito Santo, para dar carteira de habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. O principal objetivo da CNH Social 2024 é permitir a inclusão no mercado de trabalho de pessoas que antes, nem sequer tinha recursos para tirar a habilitação.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que habilita pessoas a dirigirem automóveis e motocicletas no Brasil. Sendo o único modo legal de obter uma permissão para guiar, essa também costuma sair extremamente cara. Na atualidade, para obter sua habilitação, você precisa pagar no mínimo R$ 1.500,00. O que faz com que milhares de pessoas desistam de fazer os testes, e que sigam sem dirigir. Disso, vendo que muitas pessoas carentes não conseguiam retirar a mesma, o governo federal resolveu agir.
Conteúdo do Artigo
O CNH Social nada mais é que um programa criado pelo governo federal. O mesmo tem como propósito auxiliar às pessoas que não possuem condições financeiras.
No quê? Simplesmente em conseguirem suas carteiras de habilitação.
Além disso, também visa a inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho. Até porque, existem diversas vagas, e até algumas que são exclusivas, para quem possui a CNH. O projeto visa financiar até 30 mil carteiras de motoristas de pessoas espalhadas por todo o Brasil.
Para poder se inscrever na CNH Popular, eventualmente, é necessário ter ao menos um dos seguintes requisitos. Abaixo, fizemos uma lista dos que podem se eleger ao programa, principalmente:
- Ter inscrição no CadÚnico, certamente
- Estar desempregado há pelo menos um ano
- Não possuir registro em carteira de trabalho
- Renda inferior a dois salários mínimos
- Participar do programa Bolsa Família 2024
- Ter frequentado a escola pública
- Ter necessidades especiais
- Ser agricultor rural
- Ser um ex-presidiário
Apesar de ser um programa considerado de rede nacional, o CNH Social ainda não atinge todos os estados. Na verdade, são apenas sete, até o momento, que aderiram ao projeto federal. Os demais ainda devem se tornar participantes, eventualmente, com o passar do tempo. São estes:
- Amazonas
- Espírito Santo
- Maranhão
- Ceará
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul.
Ou seja, boa parte destes compõem a região nordeste, principalmente, do Brasil.
Para você conseguir retirar sua CNH Social, é muito simples. Tudo que você precisará, no caso, é utilizar os documentos que listamos abaixo:
- Primeiramente, um documento de identidade com foto, como o RG
- Posteriormente, seu CPF
- Carteira de trabalho de membros de sua equipe que já possuem o benefício
- Um comprovante de residência
- Certidão de nascimento de todos os integrantes da família
Para conseguir realizar sua inscrição para a obter a CNH Social, é algo bastante simples. Assim, decerto, separamos para você algumas dicas de como fazer isso. Basta seguir o passo a passo abaixo:
- Entrar no site oficial do SEST SENAT, que é a entidade responsável pelo programa
- Realizar o preenchimento de sua solicitação, digitando seus dados pessoais
- Entretanto, no momento, não há mais vagas em aberto para novos participantes. No caso, você terá que aguardar a liberação de novos momentos. Portanto, fique atento ao site da entidade, pois eles sempre divulgam novas datas de inscrições.