Quer se alistar no Exército Militar Brasileiro? Seja Homem ou mulher, é possível realizar o procedimento, caso esteja dentro de alguns simples requisitos. Conheça neste texto, tudo sobre o alistamento militar 2024 masculino e feminino, que ocorrerá exclusivamente online em condições adversas por causa da atual pandemia de covid-19. Saiba mais!
Veja ainda: Escola do Trabalhador ✔ Licença Paternidade ✔ ID Jovem 2024.
Conteúdo do Artigo
Alistamento Militar
Todo cidadão masculino brasileiro tem a obrigação de se alistar no exército brasileiro quando completa 18 anos de idade. Normalmente, o processo juntamente com a cerimônia de alistamento anual, acontece em todas as cidades do território brasileiro, de maneira presencial na junta militar local, todavia a pandemia atual de covid-19, fez com que muitos hábitos casuais tornassem-se impossíveis de ocorrer.
Assim sendo, exclusivamente neste ano o alistamento, tanto masculino quando o opcional feminino acontecerão vitualmente.
Neste ano de 2024, os jovens têm até o dia 30 de junho para realizar o cadastramento pelo site www.alistamento.eb.mil.br, onde deverão inserir o número de CPF, juntamente com outros dados pessoais e familiares no formulário online. Saiba o passo a passo no item “Documentos e Dados Necessários”, deste artigo.
Inscrição para o Alistamento Militar 2024
- Vá até o site oficial do Exército Militar Brasileiro, pelo link: www.alistamento.eb.mil.br;
- Logo na primeira aba do site, clique na opção “Quero me alistar” e posteriormente em Alistamento Militar”;
- Você será redirecionado para um formulário, onde deverá ser inserido seu nome e o nome materno completos, juntamente com seu número de CPF e data de nascimento;
- Por fim, confira as informações e envie o formulário para que você receba um código de registro de alistamento, que será utilizado futuramente;
- Para saber sobre o andamento do processo, calendário militar e datas do serviço militar, escolha a opção “Já me cadastrei”.
Alistamento Militar Online
O alistamento militar será válido tão quanto o usual, realizado nos anos anteriores ou subsequentes, ele é só uma alternativa para continuar funcionando durante as restrições deste ano.
Haverá ainda a possibilidade de efetuar o processo de alistamento de maneira prática pelo aplicativo “Exército Brasileiro”, presente na lojas de aplicativos de seu smartphone, tablet ou computador (disponível na Google Play Store e Apple Play Store).
Para se alistar, o jovem deverá se atentar e informar os dados de maneira correta para evitar problemas importunos. As informações nos casos que serão descritos abaixo, são indispensáveis no momento da inscrição:
- Problemas de saúde, necessidades especiais ou deficiências (físicas ou mentais);
- Se mora no Brasil ou exterior;
- Nome social (para os que utilizarem nome social para alistamento);
- Arrimo (caso seja responsável pelo sustento da família);
- Dentre outros.
Documentos Necessários
Entre os documentos necessários para se alistar, estão:
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome completo pessoal;
- Nome completo da mãe;
- Ao final do processo você receberá seu Registro de Alistamento (RA);
- Por fim, para acessar informações do alistamento já efetuado, você deverá utilizar a numeração de seu CPF ou RA.
Calendário do Alistamento Militar 2024
O alistamento militar é obrigatório para cidadãos masculinos e opcional para mulheres, e deverá ser feito até o dia 30 de setembro de 2024. Aliás, neste ano houve a prorrogação de 30 a 90 dias, para os casos de alistamento voluntário.
Os indivíduos que perderem a data deverão se apresentar à Junta Militar responsável pela região e regularizar a situação, realizando enfim seu alistamento.
Alistamento Militar Feminino 2024
Todas a mulheres brasileiras, independentemente da idade, estão isentas do serviço militar. Todavia, como o processo é opcional, quem se interessar poderá ingressar voluntariamente ao Exército Militar Brasileiro.
Para isto, as mulheres deverão prestar um concurso nacional para a escola escolhida e servir durante algum período de tempo, ou até mesmo seguir carreira militar em tempo integral.