Requerimento Auxílio Doença: Como Emitir, Preencher, Consulta

Assegurado pelo INSS, o auxílio doença é um benefício que o cidadão recebe por incapacidade de cumprir com suas atividades no trabalho, devido à alguma doença ou acidente que o deixe temporariamente sem condições de desenvolver sua função. Abaixo você pode entender mais a respeito e conferir como fazer o requerimento do Auxílio Doença.

Requerimento Auxílio Doença
Requerimento Auxílio Doença

Como Emitir o Auxílio Doença

Por conta da pandemia do coronavírus, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está recebendo os atestados médicos dos segurados de forma online. Para enviar o documento, o segurado pode utilizar tanto o site quanto o aplicativo “Meu INSS”, que está disponível para Android e iOS.

Após o atestado ter sido validado por uma perícia médica vinculada ao órgão, aqueles que realizaram a solicitação do auxílio-doença pela internet, irão receber automaticamente a antecipação de R$1.045.

Para realizar a solicitação da emissão do benefício, basta seguir os seguintes passos:

  • Acessar o “Meu INSS“;
  • Selecionar a opção “Agendar Perícia” (para aqueles que ainda não possua uma senha, é necessário realizar o cadastro para poder fazer o login);
  • Clicar em “Perícia Inicial”;
  • Após, clicar em “Selecionar”
  • Na pergunta “você possui atestado médico”, selecionar “Sim”;
  • Clicar em “Continuar”;
  • Preencher as informações solicitadas;
  • Clicar em “Avançar”;
  • Em “Anexos”, clicar no sinal + para poder inserir o documento, e depois clicar em “Anexar”;
  • Selecionar o atestado médico;
  • Clicar em “abrir” e depois em “Enviar”;
  • Continue seguindo os passos, e depois clicar em “Gerar comprovante”;
  • Por fim, salvar o comprovante em seu computador ou celular.
Como Emitir o Auxílio Doença
Como Emitir o Auxílio Doença

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Como Preencher o Auxílio Doença

O requerimento só é aceito caso a empresa tenha entregue a GFIP/SEFIP regularmente. O requerimento não será aceito se os dados cadastrais não forem confirmados com os dados no Sistema de Informação da Previdência Social.

Para realizar o processo para solicitação do requerimento, basta seguir os seguintes passos:

  • Preencher o nome completo do(a) requerente;
  • Preencher o nome completo da mãe (sem abreviações);
  • Preencher a data de nascimento e o número do NIT-PIS/PASEP;
  • Preencher a data referente ao afastamento do trabalho para o(a) empregado(a) ou a data referente ao desligamento da empresa para o(a) desempregado;
  • Em caso de o requerente estar trabalhando em mais de uma empresa, o auxílio-doença deve ser requerido nas agências da Previdência Social.

Consulta Requerimento Auxílio Doença

Para consultar o resultado do requerimento do auxílio-doença, basta seguir os seguintes passos:

  • Entrar no site oficial da Previdência: https://www.gov.br/inss/pt-br;
  • Do lado esquerdo da página, clicar em “Serviços do INSS”;
  • Depois, clicar em “Consulta de situação de benefício”;
  • Irão aparecer duas opções, “Acompanhar pedido” e “Resultado de requerimento de auxílio doença”. Escolher a opção que se enquadra no seu caso;
  • Após escolher uma das duas opções acima, você será direcionado para uma nova página;
  • Nessa página, informar o número do requerimento ou benefício e seus dados pessoais (data de nascimento, CPF e nome completo);
  • Caso o navegador bloqueie a página, será necessário desbloqueá-la, dando autorização de acesso;
  • Depois, preencher o quadro com as letras que aparecerem na tela e clicar em “verificar” ou “imprimir”;
  • Por fim, na próxima tela irá aparecer as informações a respeito do resultado da perícia.
Consulta Requerimento Auxílio Doença
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