Projeto Presença 2021: Censo Escolar, Frequência Escola Bolsa Família

Anualmente, é necessária uma coleta de dados para acompanhar como anda o desempenho escolar dos alunos, coleta essa que é realizada pelo Inep. Esses dados servem para avaliar o desempenho de professores, alunos e da própria escola. Como milhares de alunos e professores são avaliados anualmente, o Projeto Presença 2021 foi criado para aprimorar essa coleta de informações do censo escolar.

Projeto Presença 2021
Projeto Presença 2021

O que é o Projeto Presença

Em 2005 o Governo Federal criou o Projeto Presença, para auxiliar na coleta dos dados dos alunos. Os alunos cadastrados recebem um número de identificação social – NIS, e o projeto acompanha a frequência do aluno, sendo muito importante para outros programas de benefício social que que precisam contabilizar a presença do aluno.

Além disso, o projeto também auxilia na identificação de possíveis fatores que estejam influenciando negativamente na assiduidade do aluno e consequentemente no desempenho escolar, como fatores sociais e familiares, e essa identificação permite que soluções possam ser implementadas, para que possíveis problemas não atrapalhem na formação educacional do aluno.

Conheça também:

Benefícios do Projeto Presença 2021

O acompanhamento da frequência escolar dos alunos através do projeto traz diversos benefícios para o aluno, como:

  • Redução da taxa de evasão escolar;
  • Estimula a permanência escolar e o desenvolvimento educacional dos alunos cadastrados;
  • Auxilia a diminuição de situações de vulnerabilidade;
  • Auxilia na elaboração de políticas públicas mais eficientes direcionadas para os alunos;
  • Apoia o acesso à educação e com isso auxilia no combate à pobreza.
Como funciona o Projeto Presença
Como funciona o Projeto Presença

Além desses, o programa traz diversos outros benefícios para os alunos, para os professores e também para as escolas cadastradas.

Como funciona o Projeto Presença

O acompanhamento das presenças dos alunos do projeto é realizado através de um sistema que é atualizado frequentemente, chamado de Sistema Presença, que mostra a permanência dos alunos nas escolas de nível básico. O sistema é disponibilizado pelo Governo Federal e é extremamente importante em programas como o bolsa família.

O preenchimento é realizado por professores da escola ou outros operadores escolares, que são responsáveis por registrar no sistema todas as faltas do aluno e outros dados importantes para avaliar como anda a frequência escolar desse aluno.

Projeto Presença – Frequência Escolar e o Bolsa Família

Para os beneficiários do bolsa família continuarem recebendo o benefício, um dos requisitos necessários é que as crianças e jovens da família estejam matriculados em uma rede de ensino e a frequentem regularmente, com uma frequência mínima pré-determinada.

O coordenador de cada escola trabalha em conjunto com coordenadores de cada município, assim políticas públicas também podem ser desenvolvidas com foco nos alunos beneficiários do bolsa família.

Frequência Escolar
Frequência Escolar

Além disso, os operadores escolares também auxiliam na integração entre o bolsa família e o projeto presença, pois além de lançar as presenças no sistema, eles também lidam diretamente com os responsáveis pelo estudante, orientando a importância da assiduidade do aluno e como isso pode interferir no benefício recebido pela família, além de também lidar com o aluno no dia a dia e poder identificar quais os motivos que estão atrapalhando o aluno a comparecer às aulas.

Compartilhe seu amor ❤

Deixar uma resposta