O programa aprendiz legal 2025 foi criado pelo governo federal com base na lei da aprendizagem, e visa auxiliar jovens que estão na busca pelo primeiro emprego. Anualmente, diversas empresas consideradas de grande porte oferecem diversas vagas para esses jovens, nas mais diversas áreas, com uma remuneração mensal compatível com a carga horária trabalhada, carteira assinada e diversos benefícios fornecidos pela empresa que são assegurados por lei.
Isso permite que o jovem consiga conciliar trabalho e escola, e com essa remuneração mensal possa ajudar com a renda em casa, sendo que quando o programa começou era voltado para jovens de baixa renda, embora hoje algumas empresas contratem jovens independente da renda.
Confira algumas das oportunidades oferecidas pelo Aprendiz Legal:
Conteúdo do Artigo
O que é e como funciona o programa Aprendiz Legal 2025
O programa aprendiz legal é destinado aos jovens com idade entre 14 e 24 anos e permite que eles possam trabalhar em grandes empresas de sua região com uma carga horária reduzida (entre quatro e seis horas semanais), podendo assim conciliar o trabalho com sua rotina escolar, diminuindo as taxas de evasão escolar e fornecendo experiência profissional de qualidade para o aluno.
O programa oferece remuneração mensal, além de benefícios como:
- 13º salário
- FGTS
- vale refeição
- férias
- tudo isso assegurado por lei e descrito no contrato do jovem com a empresa.
A falta de experiência profissional é um fator que dificulta (e muito) na hora de procurar o primeiro emprego, sendo que um dos objetivos principais do programa é auxiliar o jovem nessa busca pelo primeiro emprego, e por isso o candidato não deve ter registros profissionais na carteira de trabalho
O programa funciona através da inscrição do jovem e envio do currículo, através do site da própria empresa ou do site de algum parceiro da empresa que é responsável pela seleção e recrutamento, como o CIEE.
Cadastro Aprendiz Legal
Para fazer a inscrição jovem aprendiz 2025, o aprendiz Legal pode se inscrever através do site da empresa, basta:
- Acessar o site da empresa em que deseja se cadastrar e selecionar a opção “Trabalhe conosco”;
- Selecionando essa opção, o candidato poderá ser redirecionado para o site que fará a seleção e o recrutamento para a contratação.
Algumas empresas participantes do programa aprendiz legal realizam a contratação do aprendiz através de um intermediador, como o Centro de Integração Empresa-Escola CIEE. Para isso, basta que o candidato:
- Acessar o site do CIEE (através do site https://portal.ciee.org.br/);
- Realizar o cadastro ou o login no CIEE;
- Cadastrar o currículo no site.
Independente da forma do cadastro, o candidato deve cadastrar o seu currículo com os dados atualizados.
Vagas para Aprendiz legal
Muitos jovens enfrentam dificuldades para conseguir o primeiro emprego, por causa da falta de experiência profissional. Pensando nisso, foi criada a Lei da Aprendizagem que obriga empresas consideradas de médio e grande porte a destinarem de 5 a 15% das vagas para o programa jovem aprendiz.
Diversas empresas conhecidas participam do programa aprendiz legal, como: Casas Bahia, Americanas, Itaú, sendo que o número de vagas disponíveis em cada empresa varia de acordo com a região e com a época da seleção.