Menor Aprendiz 2021: Inscrição, Benefícios, Vagas

O programa Menor Aprendiz 2021 nada mais é que um projeto que foi criado por lei, ainda em 2000. O mesmo determina que todas as empresas de porte médio ou grande reserva uma quantia de suas vagas para jovens. Ou seja, devem ter de 5 a 15% das oportunidades destinadas para menores aprendizes. Tal lei é conhecida como Lei da Aprendizagem, que visa dar oportunidades para os mais novos. Desde em termos de desenvolvimento profissional, a como lança-los no mercado de trabalho. E claro, dar aos mesmos já uma boa experiência de trabalho, sendo esta, assim, totalmente remunerada.

Menor Aprendiz 2021
Menor Aprendiz 2021

Conheça também o Jovem Candango 2021.

Como funciona o Menor Aprendiz

Conforme já mencionamos anteriormente, o Menor Aprendiz é um programa que visa capacitar os jovens. E disso, são ofertados diversos cursos e até mesmo vagas de emprego diferentes. Todas elas têm como, objetivo final, desenvolver o jovem em termos teóricos e práticos.

Na verdade, instituições como o CIEE, SENAI, SENAC e ESPRO são as mais envolvidas nestes projetos. Até porque, já oferecem cursos profissionalizantes ou vagas para jovens há bastante tempo. Curiosamente, a maioria das aulas práticas, e até mesmo algumas das teóricas, costumam acontecer dentro da empresa contratante.

Como funciona
Como funciona

Quem pode participar do programa?

Se você deseja participar do programa Menor Aprendiz, saiba que isso é muito fácil. Entretanto, existem alguns pré-requisitos que necessitam ser cumpridos. Os mesmos estão listados abaixo:

  1. Ter idade de no mínimo 14 anos, e no máximo, 24 anos. Lembrando que para pessoas com deficiência não existe restrição de idade
  2. Estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. Caso já tenha concluído o ensino médio, não poderá participar
  3. Ser aluno da rede pública e estadual. Este ponto não é obrigatório, mas, costuma ser um bom diferencial entre os concorrentes
  4. Ter disponibilidade de horário para cumprir o expediente requisitado. Geralmente a carga horário de trabalho corresponde a de um estágio. Ou seja, 6h por dia.

Benefícios Menor Aprendiz 2021

O próximo passo, para quem quer se inscrever, é saber os benefícios do Menor Aprendiz. No caso, você receberá, primeiramente, um salário mínimo por mês. Posteriormente, ainda oferecem vale transporte e vale-refeição (ou alimentação, conforme for sua preferência).

Curiosamente, tem também um período de férias, que bate junto com as férias escolares. Ou seja, você poderá ter um tempo de total descanso. Algumas empresas podem oferecer alguns outros benefícios diferentes. Neste caso, cabe a você realizar a consulta diretamente com eles. Sem falar que o tempo de contrato costuma ser de até dois anos, no máximo.

Inscrição Menor Aprendiz 2021

Para fazer sua inscrição ao programa Menor Aprendiz, é muito fácil. Assim, separamos para você, eventualmente, um passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do CIEE
  2. Procure a empresa desejada, e então, clique na opção de trabalhe conosco
  3. Dentro da mesma, acesse a opção aprendiz legal
  4. Preencha o formulário que lhe for oferecido, com todas as informações pessoais requisitados
  5. Basta enviar os seus dados, e decerto, aguardar pelo contato da empresa

Compartilhe seu amor ❤

Deixar uma resposta