Matrícula Creche 2022

Nos dias atuais, com o crescimento das metrópoles, bem como das cidades interioranas de todo o território brasileiro, há cada vez mais a necessidade de novas creches, para que os pais possam deixar seus filhos pequenos, e possam cumprir seus compromissos e gerar renda. Portanto, nos últimos anos surgiram possibilidades de efetuar cadastros de maneira facilitada pela internet. Entretendo, infelizmente não são todos os estados do Brasil que aceitam essa modernidade. Conheça neste artigo, todas as informações sobre as formas de matrícula creche 2022. Entenda!

Matrícula Creche 2022
Matrícula Creche 2022

Vagas para Creche 2022

As creches, ou jardim de infância, são instituições em grande maioria municipais, ou seja de administração da própria prefeitura local. Entretanto, há também algumas creches estaduais presentes em algumas regiões do Brasil.

Essas instituições são de extrema importância para o primeiro contato das crianças em comunidade, facilitando o convívio com outras crianças e com as cuidadoras. Aliás, é por meio das creches que os pais podem deixar seus filhos aos cuidados de terceiros gratuitamente, para poder trabalhar.

Confira também como funciona o processo de inscrição em outras instituições de ensino:

Portanto, é de suma importância para a criança essa interação que auxilia no aprendizado, estimula a imaginação com brincadeiras e atividades práticas, entre outras funções.

Documentos necessários para inscrição em creche 2022

Para a inscrição para qualquer creche municipal ou estadual, será obrigatório apresentar alguns documentos, tanto da criança quanto dos pais. São os principais:

  • RG dos pais ou responsável legal e da criança;
  • CPF dos pais ou responsável legal e da criança;
  • Certidão de nascimento original;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • 2 fotos 3×4 da criança.

Obs.: Como as creches são locais de ensino exclusivo de crianças, é de extrema importância que as informações sejam dispostas de maneira correta no momento de inscrição, para que se qualquer problema ocorra, será possível contatar os pais da criança.

Como matricular os filhos em creches?

Anteriormente, era necessário ficar em filas durante horas e ainda sem a certeza de conseguir uma vaga ao final. Assim sendo, nos dias atuais, houve a facilitação do acesso à vagas em escolas, cursos e universidades de todo o país. Com as creches não é diferente, todavia apenas algumas cidades e regiões disponibilizam meios práticos para o procedimento.

  • Pela internet é possível efetuar o procedimento no site matrícula fácil, pelo link: www.matriculafacilrj.com.
  • Caso não seja possível se inscrever online, os pais da criança poderão conseguir vaga pessoalmente na sede da Secretaria da Educação, ou diretamente na creche escolhida. Para isso, será necessário também ficar atento às datas pré estabelecidas pelo município ou estado para as matriculas e cadastros.
  • Entretanto, vale lembrar que nos cadastros feitos pela internet, será necessário posteriormente, que o responsável legal pela criança, vá até a creche para oficializar o cadastro e levar os documentos originais.
Como matricular os filhos em creches
Como matricular os filhos em creches

Calendário de Inscrição na Creche em 2022

Todo o ensino fundamental, básico e médio, da rede pública brasileira deve respeitar um calendário anual padrão entre todas as instituições de mesma modalidade. Com as creches acontece o mesmo.

Aliás, por meio do calendário é possível ficar por dentro de todas as atividades, plano de ensino, grade curricular, dias letivos e não letivos, datas comemorativas, reuniões de pais e mestres, dentre outras.

Assim sendo, a principal informação relacionada ao calendário escolar das creches é relacionado às datas de cadastro e matrícula. De maneira geral, as inscrições são feitas anualmente, e normalmente ocorrem entre dezembro e fevereiro, finalizando no máximo em março com as vagas remanescentes.

Entretanto, fique atento, pois cada instituição de ensino segue as datas do órgão superior, ou seja, creches municipais e estaduais possuem datas divergentes e caberá aos pais da criança atentar-se à elas, para evitar imprevistos.

5/5 - (4 votes)
Compartilhe seu amor ❤

Deixar uma resposta