Jovem aprendiz DF 2025 – Encontrar uma oportunidade de emprego para jovens que não tenham experiência prévia pode ser um desafio. Por esse motivo, através de lei da aprendizagem, o jovem aprendiz DF 2025 foi criado para contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho.
A Lei do Aprendiz, que também pode ser encontrada pelo nome de Menor Aprendiz, ou até mesmo de Aprendiz Legal, é uma lei criada no ano de 2000, tendo sua regulamentação apenas no ano de 2005.
Dentro desse programa existe um curso com duração entre 6 a 24 meses, sendo uma parte feita como aprendizagem na prática, onde o jovem é orientado por um supervisor da empresa, e a outra feita de forma teórica realizada por instituições de ensino que tenham parceria com o programa.
Conteúdo do Artigo
Como Funciona o Jovem Aprendiz DF
Por meio da Lei nº 10097/2000, fica obrigatório a todas empresas que tenham porte grande ou médio, que seja realizada a contratação de jovens, sendo correspondente a um mínimo de 5% do número total de seus funcionários. Essa porcentagem pode chegar até 15 %.
Essa lei proporciona aos jovens, que eles possam ter sua primeira experiência profissional ao mesmo tempo que continue cursando o ano letivo de sua escola, caso ainda não tenha finalizado os estudos.
Requisitos Jovem Aprendiz DF
Para poder participar do programa Jovem Aprendiz DF, é necessário cumprir com alguns pré-requisitos, como ter idade entre 16 e 24 anos, não ter participado do programa em algum dos anos passados, além de estar cursando o ano letivo em escolas de ensino médio ou já ter encerrado os estudos.
O jovem também não pode estar cursando alguma graduação e deve ter realizado seus estudos em escola de ensino da rede pública, ou então em caso de ter cursado uma escola particular, o aluno deve ter sido bolsista.
Vagas Jovem Aprendiz DF
Há inúmeras empresas que oferecem vagas de emprego pelo Jovem Aprendiz do Distrito Federal, entre elas podemos citar alguns bancos, como:
Para saber melhor quais empresas estão com vagas abertas para o programa, basta procurar por “Jovem Aprendiz” no Google utilizando a unidade federativa do estado em que deseja se informar a respeito das vagas.
Inscrições Jovem Aprendiz Distrito Federal – DF
Primeiramente, é importante informar que não há um cadastro único para o programa, cada empresa possui seus próprios calendários e requisitos que podem variar de uma para outra, mesmo que minimamente.
Dessa forma, é interessante realizar inscrições no maior número possível de empresas para ter mais chances de conseguir uma oportunidade de vaga no programa.
O jovem aprendiz 2025 após ser contratado, além de conseguir um emprego no qual tenha carteira de trabalho assinada, também se beneficiará com os direitos trabalhistas além de ter sua jornada no trabalho menor para que possa continuar com seus estudos.
Para realizar sua inscrição no programa Jovem Aprendiz, basta seguir os seguintes passos:
- estar verificando a relação de vagas com disponibilidade para contratação;
- realizar sua inscrição em sites de empresas que sejam parceiras do programa;
- enviar seu currículo para as empresas desejadas;
- realizar sua inscrição nos Centros de Aprendizagem.