O ENCCEJA 2024 é uma criação do Governo Federal, com gerenciamento do MEC e parceria com o INEP. A Inscrição no ENCCEJA 2024 permite a concessão de diploma para o Ensino Fundamental e Ensino Médio aos brasileiros que não concluíram essa fase no tempo comum.
Conteúdo do Artigo
Conheça o ENCCEJA!
O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma prova aplicada uma vez ao ano, com o objetivo de aumentar a escolaridade dos brasileiros.
Aqueles que não conseguiram concluir as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio na idade correta, podem prestar o exame para buscar pelo diploma. As notas precisam ser superiores a 100 pontos nas provas objetivas e mais que 5 na redação.
O exame é feito em agosto, dividido em dois períodos. Entre às 9h e 13h, e em seguida das 15h30 até às 20h30. Ao todo, são 120 questões objetivas divididas em 30 questões para cada um dos 4 conteúdos trabalhados.
✓ Veja como participar do ENEM 2024
As disciplinas e assuntos solicitados no ENCCEJA 2024 são diferentes para cada um dos graus pretendidos. Considerando que o grau de complexidade do Ensino Fundamental não é o mesmo do Ensino Médio.
Quem pode se inscrever no ENCCEJA 2024?
As exigências e solicitações sobre quem pode se inscrever no ENCCEJA 2024 separam o público pelo grau de certificação pretendida. E englobam diferentes tipos de perfis brasileiros, de dentro ou fora do país.
Segundo o edital do exame, devem fazer a prova:
- Pessoas com mais de 15 anos para o Ensino Fundamental;
- Pessoas com mais de 18 anos para o Ensino Médio;
- Presidiários que vivem em sistema prisional;
- Brasileiros que residem no exterior.
Durante a inscrição são fornecidas informações pessoais, socioeconômicas e que indicam qual o nível educacional que será disputado.
Calendário do ENCCEJA 2024
Toda a estrutura e as etapas da prova são pré definidas e divulgadas no calendário do ENCCEJA 2024. O ideal é que aqueles que desejam fazer o exame se antecipem sobre o funcionamento desse cronograma.
✓ Confira opções de cursos gratuitos:
Dificilmente o MEC vai alterar os dias que já tinha informado anteriormente. Apenas em casos em que acontece algum erro no sistema durante as inscrições, ou alguma turbulência social que afete o dia da prova. Nessas exceções, os períodos podem ser modificados.
Para a última edição, o cronograma para os brasileiros residentes no país e que vivem em liberdade, foi:
- Março: publicação do edital;
- 20 a 31 de Maio: período para inscrições online;
- 25 de agosto: aplicação da prova nas unidades credenciadas;
- Setembro: divulgação dos resultados individuais.
Inscrições ENCCEJA 2024
Durante o período divulgado no calendário, os interessados poderão acessar a página na internet das inscrições ENCCEJA 2024. No portal devem ser inseridos dados de identificação.
Também será preciso criar um login e senha que servirá para acesso no site, e mais tarde, para a consulta dos resultados. Siga abaixo o passo a passo e aprenda como se inscrever:
- Acesse o site do portal ENCCEJA e clique em “Inscrições”;
- Em seguida, preencha os dados solicitados e selecione”Enviar” para dar início ao cadastro;
Resultados ENCCEJA 2024
A consulta dos resultados ENCCEJA 2024 é feito no mesmo portal em que a inscrição foi realizada. Identificando o usuário com os dados solicitados, e conferindo se conseguiu a pontuação necessária para o diploma.
Caso tenha conquistado mais do que 100 pontos em cada prova objetiva, e mais que 5 na redação. O participante pode emitir seu certificado de conclusão.
Durante a inscrição é necessário informar o local que deseja retirar o diploma. Entre as alternativas estão instituições federais ou Secretaria Estadual da Educação.