Pronampe 2022: Como funciona, Quem tem direito, Regras

O Programa Nacional de Apoio à Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Pronampe 2022, é uma espécie de medida provisória de linha de crédito que foi criada ainda em 2020. Com o objetivo de auxiliar as microempresas e empresas de pequeno porte que estejam passando por dificuldades financeiras por conta da pandemia, foi criado o PRONAMPE 2022, evitando a demissão em massa de funcionários.

Muitos comerciantes e empresários locais tiveram que fechar as portas em 2020 e 2022 pois com o período de quarentena, os consumidores deixaram de comprar, as vendas caíram e muitos não tinham um fundo de reserva ou então não conseguiram um empréstimo para auxiliar nas despesas da empresa.

Pensando nisso, ainda no ano de 2020 foi criado o Pronampe 2022, e como o período de pandemia ainda não melhorou, ele foi prorrogado também para o ano de 2022.

Pronampe 2022
Pronampe 2022

Pronampe 2022

O período de pandemia pelo qual o mundo está passando afetou drasticamente a economia do nosso país, e refletiu principalmente nos pequenos empresários, que foram os mais afetados com o período de quarentena e isolamento social.

Para auxiliar os pequenos empreendedores que ainda estão sofrendo as consequências da pandemia, o governo decidiu prorrogar esse programa também para o ano de 2022, para que os comerciantes possam continuar mantendo seu quadro de funcionários e não precise fechar as portas da empresa.

Saiba também como funcionam esses benefícios de crédito que também são oferecidos pelo governo federal:

Com esse programa, os empresários e empregadores podem solicitar auxílio financeiro para que não precise fechar a empresa. Em 2020 esse programa já auxiliou diversos pequenos empresários a se manterem no mercado sem fechar suas portas. Além disso, uma das vantagens do programa é que ele já possui as taxas de juros previamente definidas, e o solicitante do Pronampe pode ter noção de quanto vai pagar antes mesmo de realizar a solicitação.

Pronampe 2022: Como funciona

Como citamos, o Pronampe é uma linha de crédito criada para auxiliar empresários e empregadores. O Pronampe funciona da seguinte forma:

  • O empregador ou empresário solicita crédito com base em uma taxa de juros pré-determinada pelo governo, que para 2022 será: taxa selic + 6% ao ano, sendo que hoje a taxa selic é de 2,75% ao ano;
  • Esse crédito é solicitado nos bancos conveniados e é limitado a 30% do valor faturado pela empresa no último ano.

Pronampe – Banco Participantes

Como citamos anteriormente, só é possível solicitar o crédito em um banco participante. Dentre os bancos conveniados estão:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Banco da Amazônia;
  • Banco do Nordeste do Brasil;
  • Outras, de acordo com a região onde a empresa está localizada.

Veja mais benefícios do Governo federal ligados a emissão de crédito para o cidadão:

Como solicitar o Pronampe 2022

Para solicitar a linha de crédito Pronampe 2022 é necessário que a empresa:

  • Confira se o banco em que a empresa realiza os seus pagamentos é um banco conveniado, e caso não procure um banco participante do Pronampe 2022;
  • Compareça até o banco com os documentos da empresa que são necessários;
  • Solicitar o Pronampe 2022, lembrando que o valor máximo solicitado só pode ser de 30% do rendimento da empresa no ano anterior.
5/5 - (3 votes)
Compartilhe seu amor ❤

Deixar uma resposta