Inscrição IFBA 2022: Como Fazer, Requisitos, Prova IFBA

Inscrição IFBA 2022 – O Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é uma instituição de ensino federal. A mesma foi criada porquanto da transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia. Sua sede está instalada em Salvador, sendo uma das grandes referências de ensino do Nordeste. Ela é a única em todo o estado da Bahia que oferece educação tecnológica profissional em todos os níveis.

E, além disso, tem uma estrutura multicampi, com unidades de ensino em diversas outras regiões. Lembrando que elas ficam espalhadas por toda a Bahia. Pensando assim, separamos algumas informações e dicas neste artigo, de como fazer sua inscrição IFBA 2022.

Inscrição IFBA 2022
Inscrição IFBA 2022

Como fazer a inscrição IFBA 2022

A inscrição IFBA 2022 é feita exclusivamente por meio da internet. Então, para tal, é necessário você ter um computador. Caso não tenha, ou esteja com alguma dificuldade de acesso, a própria instituição libera algumas máquinas em suas unidades para que você consiga fazer isso.

  • Basta se direcionador ao coordenador do processo seletivo do campus que você escolher.
  • Lembrando que para acessar o cadastro, é necessário entrar no site oficial da IFBA.
  • Disso, aperte em inscrever-se, e então preencha todos os formulários que estão presentes na página.
Como fazer a inscrição IFBA
Como fazer a inscrição IFBA

Inscreva-se também: CEDERJ Inscrição 2022

Requisitos para se inscrever na IFBA

Em relação a sua inscrição IFBA 2022, existem alguns pré-requisitos a serem cumpridos. Entretanto, cada um deles muda de acordo com o tipo de ensino que você quer cursar:

  1. Ensino Superior: ter formação do Ensino Médio comprovada por meio do histórico escolar. E, os cursos são realizados através do SISU, utilizando a nota do ENEM
  2. Para curso técnicos subsequentes: Ter formação do Ensino Médio comprovado, e ser aprovado no processo seletivo. Ou então, por meio do SISUTEC, que também utiliza a nota do ENEM
  3. No curso técnico integrado: ter concluído o ensino fundamental e ter sido aprovado no processo seletivo

Faça ainda:

Documentos necessários

Após a sua inscrição IFBA 2022, caso já tenha sido aprovado, terá que, então, comprovar alguns documentos. Isso claro, para poder se matricular na instituição, e também nos cursos que a mesma oferece. No caso de cursos integrados, é necessário:

  • Um documento de identificação, frente e verso, com uma foto atualizada.
  • E também, o seu histórico escolar em papel timbrado, com carimbo constando o nome de seu diretor escolar.
  • Para cursos subsequentes, é necessário também um documento de identificação, nos mesmos padrões. E também, o mesmo histórico escolar em papel timbrado.

Prova do IFBA 2022

Depois de fazer sua inscrição IFBA 2022, naturalmente é necessário que participe do vestibular.

  • Para os que não sabem, a prova da instituição é relativamente mais curta que as demais de todo o país. Ao todo, são 36 questões objetivas, nas áreas de língua portuguesa, matemática, geografia e história. Isso claro, para os cursos integrados.
  • Já para os subsequentes, são apenas 30 questões, divididas entre língua portuguesa, atualidades e matemáticas.

O período do processo seletivo costuma ser avisado pela instituição, em seu site oficial. Em relação a duração da prova, ela tem um período máximo de três horas e meia. Geralmente, é realizada ainda na parte da manhã, das 09h às 12h30. É aconselhável chegar ao local estabelecido com pelo menos uma hora de antecedência.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor ❤

Deixar uma resposta