Bilhete Único RJ 2021: Cadastro, Como Funciona, Recarga

O bilhete único RJ 2021 faz parte de um sistema de bilhetagem eletrônica que unifica toda a bilhetagem dos meios de transporte em apenas um sistema. Dessa forma, ele acaba oferecendo descontos ou isenção de tarifas quando utilizado em um determinado tempo.

Para o próprio sistema, o bilhete único acaba trazendo vantagens, pois o dinheiro acaba entrando no caixa antes mesmo do transporte ser utilizado pelos cidadãos, além de possibilitar a economia com a impressão de bilhetes, e maior desinteresse de assaltos.

Segundo a Lei Estadual nº5.628 de 2009- Decreto Estadual nº42.262 de 2010, o Bilhete Único, é um benefício tarifário para os cidadãos do Rio de Janeiro, que permite que as pessoas utilizem no mínimo um transporte intermunicipal, dentro de um tempo determinado, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Bilhete Único RJ 2021
Bilhete Único RJ 2021

Conheça também: Passe Livre Estudantil Bolsa Atleta 2021 ID Jovem Auxílio Creche 2021.

Como Funciona o Bilhete Único RJ

O Bilhete Único é um cartão utilizado para o pagamento de passagens no transporte público da cidade do Rio de Janeiro. Com ele o cidadão pode utilizar ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM.

Para fazer sua utilização, basta o cidadão encostar o cartão no validador localizado junto da catraca, e esperar acender uma luz verde indicando que a passagem está livre.

Para a utilização do Bilhete, é preciso seguir algumas regras:

  • O cidadão tem um prazo máximo de 3h para que a integração seja feita;
  • O intervalo entre viagens (integração) de ida e volta deve ser feito no mínimo de 1 hora;
  • O usuário do cartão, poderá fazer até duas viagens diárias (ida e volta), sendo composta por uma integração cada, nos seguintes transportes: ônibus, metrô, trem, barcas, vans legalizadas, BRT e VLT;
  • A utilização do cartão feita duas vezes seguidas em um mesmo transporte, não é caracterizada como integração de Bilhete Único Intermunicipal, sendo assim, o cartão debita o valor total das duas tarifas;
  • Cada usuário pode possuir apenas um cartão ligado ao seu CPF;
  • Para ter cadastro no benefício, é necessário ter idade mínima de 5 anos e máxima de 64 anos, e renda mensal de no máximo R$5.839,45;
  • O bilhete não pode ser emprestado, vendido, ou dado a terceiros, apenas seu dono poderá fazer sua utilização.
Como Funciona o Bilhete Único
Como Funciona o Bilhete Único

Cadastro Bilhete Único RJ 2021

Para realizar o cadastro do Bilhete Único, o cidadão deverá se dirigir até um ponto de cadastramento portando os seguintes documentos:

  • Seu RG;
  • CPF;
  • E comprovante de residência que esteja no nome do próprio usuário.

Para todos os documentos devem ser levados o original e um xerox. O bilhete terá funcionalidade em até 48h após ter realizado o cadastro.

Pontos de Cadastramento

Para realizar o cadastro do Bilhete Único, basta o cidadão se dirigir à uma loja RioCard, ou fazer seu cadastramento pelo site do bilhete único rj.

Ao ser cadastrado no ato da compra em uma Loja RioCard, não será necessário pagar R$ 3,00 e seu cartão será emitido de acordo com termo de comodato da loja. Lembrando que é necessário CPF, RG e comprovante de residência (originais e xerox) em nome do usuário, para a realização do cadastro.

Para a realização do cadastramento feita pelo site, o cartão levará um pouco mais de tempo para ser habilitado, podendo ocorrer em até 48h após o cadastro.

Pontos de Cadastramento
Pontos de Cadastramento

Como Fazer a Recarga

Para realizar a recarga pela internet, basta seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site ou aplicativo Recarga Fácil;
  • Informar o número do cartão RioCard ou Riocard Mais;
  • Indicar que deseja realizar a recarga;
  • Fazer a escolha do valor;
  • Concordar com o Termo de Uso;
  • Por fim, escolher a forma de pagamento, informando seu e-mail.
Como Fazer a Recarga
Como Fazer a Recarga

Para quem preferir, a recarga também poderá ser realizada nas lojas RioCard, nas máquinas de recarga, e nos postos credenciados.

Compartilhe seu amor ❤

Deixar uma resposta