Alistamento Militar Online 2022

Atualmente, todos os jovens que desejam ou necessitam se alistar no Exército Brasileiro, possuem uma nova possibilidade: realizar o alistamento militar online 2022. Para isso é preciso estar dentro de alguns requisitos e seguir algumas regras básicas, além de efetuar o procedimento dentro dos prazos pré dispostos pelo Governo Federal. Completou 18 anos de idade recentemente? Quer saber como se alistar no Exército Brasileiro? Então entenda que é possível fazer o alistamento militar online 2022, seguindo passos descritos neste artigo. Confira também as datas deste ano de 2022 e como acessar o Certificado de Alistamento Militar.

Alistamento Militar Online 2022
Alistamento Militar Online 2022

Veja também:

Alistamento Militar Online 2022

Todo e qualquer jovem masculino brasileiro que acabou de completar 18 anos de idade tem a obrigação de se alistar no Exército Brasileiro. Normalmente, o procedimento é realizado anualmente, em praticamente todas as cidades do território brasileiro, de maneira geral, os residentes de áreas rurais devem se deslocar até o munícipio mais próximo para participar do alistamento.

As mulheres também podem participar do Exército Nacional, porém nesse caso a presença não é obrigatória. Assim sendo, as mulheres interessadas deverão ir até a junta militar mais próxima para se inscrever, e futuramente poderão até seguir carreira, caso seja selecionada.

Alistamento Militar Como Funciona?

Confira logo abaixo a lista completa de todos os documentos e dados obrigatórios para fazer o alistamento militar pela internet:

  • CPF;
  • RG;
  • Data e local de nascimento;
  • Nome completo pessoal;
  • Nome completo da mãe;

Obs.: Assim que você terminar o procedimento, será enviado para sua residência o R.A. (Registro de Alistamento). Tal documento deve ser usado tanto no aplicativo quanto no site para fazer login e consultar os dados.

Alistamento Militar 2022 Datas

O alistamento militar, tanto online quanto presencial, possui prazos importantes que não devem ser perdidos. Neste ano de 2022, o período de inscrição será encerrado definitivamente no dia 30 de junho. Mas para evitar imprevistos aconselha-se que o jovem faça o procedimento com o máximo de antecedência.

Como Fazer o Alistamento Militar Online 2022

O alistamento militar online é tão válido quanto o tradicional sendo apenas uma alternativa para o procedimento. O processo é feito pelo site oficial do Exército Brasileiro, mas pode ainda ser efetuado pelo aplicativo chamado “Exército Brasileiro”, disponível na Google Play Store e na Apple Play Store.

Para fazer o alistamento militar da forma correta, acompanhe os passos descritos a seguir:

  • Acesse o site oficial do Exército Militar Brasileiro, clicando no link: www.alistamento.eb.mil.br;
  • Na primeira página do portal, acesse a opção “Quero me alistar” e posteriormente o item “Alistamento Militar”;
  • Na sequência, preencha corretamente formulário de cadastro, com seus dados pessoais (nome completo, endereço físico, data e local de nascimento), documentos (RG CPF) e meios de contando, assim como: endereço de e-mail atual e número de telefone válido;
  • Ao final, você receberá um código de registro de alistamento, que deve ser guardado.

Obs.: A consulta da situação de seu alistamento militar online pode ser acompanhado no mesmo portal, pelo site ou aplicativo, clicando no item “Já me cadastrei”. Além disso, alguns dados precisam ser informados corretamente e não podem ser omitidos no cadastro, bem como:

  • Problemas de saúde;
  • Necessidades especiais ou deficiências;
  • Local de residência (brasileiros residentes no exterior devem declarar tal dado);
  • Se é ou não responsável majoritário pelo sustento da família;
  • Etc.

Certificado de Alistamento Militar

Todos os jovens nascidos no ano 2000 e que efetuaram o cadastro no alistamento militar online devem comparecer na data pré determinada na Junta do Serviço Militar de seu município ou região. O adolescente deverá levar consigo todos os documentos obrigatórios, descritos anteriormente neste guia, e principalmente o Certificado de Alistamento Militar.

Tal documento pode ser acessado ao concluir o procedimento pela internet ou pelo aplicativo do Exército Brasileiro.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor ❤

Deixar uma resposta