Aditamento FIES 2022: Novas Regras, Aditamento Simplificado

Atualmente, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mais conhecido como FIES atende milhares de alunos pelo Brasil. Porém, por ser um programa tão importante para o futuro dos estudantes, é muito comum que haja dúvidas, principalmente sobre o aditamento FIES 2022. Lembrando-que, o Adiantamento nada mais é que a renovação do seu contrato do FIES.

Aditamento FIES 2022
Aditamento FIES 2022

Novas Regras FIES

Atualmente, para ser aprovado no FIES basta tirar nota igual ou maior que 450 pontos na avaliação e não zerar na redação.

Todavia, a partir de 2022, além de conseguir nota igual ou superior a 450 na avaliação do ENEM, será obrigatório que o candidato consiga uma nota igual ou superior a 400 na redação.

Novas Regras FIES
Novas Regras FIES

Veja ainda: Matrícula Web 2022 SENAC PSG 2022 Enade 2022.

Aditamento Fies 2022

Como foi citado anteriormente, o aditamento FIES nada mais é que a renovação do seu contrato de financiamento do seu curso superior. Ou seja, você vai estar dizendo para a faculdade e ao programa que você ainda precisa do financiamento.

Entretanto, quando você não faz o Adiantamento, o sistema entende que você não precisa mais do mesmo e consequentemente, exclui você desse benefício.

Além disso, é importante lembrar que se todos os pagamentos não estiverem em dia, não será possível efetuar o adiantamento.

Como Fazer

Para todos os alunos do ensino superior que precisam fazer o adiantamento quanto antes, existem duas formas de se fazer o mesmo, são elas:

  • Aditamento Simplificado FIES 2022;
  • Aditamento Não Simplificado FIES 2022.

Abaixo você vai entender como fazer cada uma delas e finalmente poder estudar tranquilamente por mais 1 longo semestre de estudos.

Como Fazer Aditamento FIES
Como Fazer Aditamento FIES

Aditamento Simplificado FIES 2022

Em primeiro lugar, temos o aditamento simplificado que, de forma simples, você basicamente vai fazer a renovação o contrato sem mudar nenhuma linha escrita. Para efetuar a renovação simplificada, siga o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Se dirija pessoalmente até Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
  • Passo 2: Solicite o adiantamento do contrato para a CPSA da instituição que você estuda envie o pedido de renovação;
  • Passo 3: Após fazer isso, aguarde a liberação da renovação, a mensagem chegará em seu e-mail.
  • Passo 4: Após receber o e-mail, vá até o site Oficial SisFIES, faça o seu login e ao acessar, terá todas as informações referente aos contratos e os adiantamentos disponíveis para você;
  • Passo 5: Por fim, clique no novo contrato e verifique as informações apresentadas. Caso esteja tudo correto, imprima e leve o documento até a CPSA da sua instituição de ensino.

Lembre-se, será preciso requerer o DRM assinado pelo presidente ou vice da CPSA para validar o documento.

Aditamento Não Simplificado FIES 2022

Neste caso as coisas mudam um pouco, pois, você só fará o aditamento não simplificado caso mude alguma cláusula no contrato. Veja como prosseguir no passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Acesse o site oficial SisFIES para conferir os dados;
  • Passo 2: Agora é preciso ir até a CPSA e solicitar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM);
  • Passo 3: Por fim, vá até à agência bancária onde o seu contrato de financiamento foi assinado — lembre-se de ir com o seu fiador — e apresente os novos documentos exigidos.
5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor ❤

Deixar uma resposta